O
1º Desafio Makers
aconteceu no dia 29/08, na Escola Municipal Professora Marília
Carneiro Azevedo Dias com a participação de 39 alunos de nove
escolas da rede, em uma competição de percursos simulados usando
programação.
Iniciativa
das duas Pastas municipais em parceria com a Universidade Federal de
Goiás (UFG). O objetivo é capacitar e oferecer suporte aos
professores da Rede Municipal de Educação (RME) para a inserção
de atividades de robótica no cotidiano da sala de aula. Em sua
primeira edição, foram atendidas 14 escolas, sendo dez de tempo
integral. O desafio, então, integra e estimula a troca experiências
entre professores e educandos inscritos no Projeto.
A
proposta segue os mesmos moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica
(OBR), nível 1 destinado a alunos do 1º ao 8º ano do Ensino
Fundamental. Os competidores devem programar um robô autônomo que
supere terrenos irregulares dispostos em um percurso simulado até
chegar ao ponto final.
Os
protótipos são construídos com Arduíno, plataforma de
prototipagem eletrônica que torna a robótica mais
acessível, atuando sem qualquer interferência humana. Durante
todo o percurso, as atividades das equipes são avaliadas por
professores integrantes do Núcleo Tecnológico Educacional
(NTE/SME). Na classificação, é considerado o desempenho dos robôs
de cada equipe nos critérios estabelecidos para a premiação final,
momento que conta com a participação dos titulares da SME e
Sedetec, os professores Marcelo Costa e Celso Camilo,
respectivamente.
“Este
projeto possibilita aproximar nossos alunos de uma área cada vez
mais presente na vida cotidiana e mostrar como a robótica pode ser
inserida em um ambiente interdisciplinar”, destaca Marcelo Costa.
Segundo ele, ainda, “o grande trunfo do Makers é incentivar a
proatividade e superação de limites dos educandos, tornando-os
cidadãos conscientes e autônomos”. Para Celso Camilo, o Desafio
“visa contemplar o ciclo de inclusão na robótica dentro das
escolas municipais, valorizando o desenvolvimento da criança nas
áreas de ciência, tecnologia e engenharias”. Assim, conclui
Celso, “esperamos preparar o cidadão do futuro e proporcionar
maiores oportunidades às nossas crianças”.
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